Olá pessoal! Confesso que, mesmo depois de três anos pesquisando sobre o transporte no Rio Grande do Sul, nem sabia por onde começar a compartilhar com vocês essas histórias. Na dúvida, vamos pelo mais fácil: o início! Os primeiros transportadores do nosso estado foram os tropeiros.
No início do século 17, um português chamado Cristovão Pereira de Abreu em visita a Minas Gerais, que vivia o ciclo do ouro, viu que tudo era transportadora nos ombros dos escravos.
Resolveu levar tropas de mulas para lá. Não haviam estradas, ele mandou abri-las. E assim, lá pelos anos de 1730 mais ou menos, foi a primeira tropa até Sorocaba.
Houveram dificuldades para abrir as estradas, as pessoas que moravam no entorno não queria. Os argumentos eram que iriam perder a privacidade, que não haveria mais segurança, coisas assim.
Fato é que as tropas e os tropeiros sobreviveram por quase dois séculos. Os cofres da coroa se abarrotaram de impostos, porque haviam pedágios por todo o caminho. Imaginem vocês que o Estado do Paraná chegou a ter 30% da sua renda proviniente do pedágio das tropas.
Esta e outras histórias estão no livro Os Imigrantes, o Transporte e o Progresso. E aqui, semanalmente a gente tem um encontro com a história da imigração. Até mais!