É comum ouvirmos que o Brasil optou pelo modal rodoviário em detrimento do ferroviário. Isso não é verdade, não existia opção, existia uma enorme necessidade do país crescer e as ferrovias não conseguiam mover a engrenagem do progresso, que chama TRANSPORTE.
Houve um pioneiro, chamado Arlindo Splinder, que em 1927 resolveu levar cargas de São Leopoldo e Novo Hamburgo para Porto Alegre. Seu projeto era ousado e inovador. Ele pegava a carga na porta do cliente e entregava na porta do destinatário. No mesmo dia! Isso era inédito na época. Você precisava levar ao porto ou à estação férrea a carga e o destinatário precisava retirar no porto ou estação em Porto Alegre. O processo todo demorava de uma a duas semanas. Para percorrer menos de 50km.
Um fato interessante, ainda sobre Splinder: Ele saia de Novo Hamburgo as duas horas da manhã e ao chegar em Porto Alegre, por volta das quatro, naturalmente as lojas estavam fechadas. Ele deixava as entregas nas portas das lojas e os comerciantes as encontravam ao chegar pela manhã.
Era a Porto Alegre dos anos 1930! Não se tem notícia que alguma encomenda tenha sido roubada ou vandalizada.