Para contar a história da madeira e do móvel na serra gaúcha, entender e saber de onde veio esse dom dos imigrantes italianos, principalmente, na fabricação do mobiliário, fomos até a Itália.
A historiadora gaúcha, Catia Dalmolin, que reside em Bassano del Grapa, nos guiou até a Villa Bussandri, onde acompanhados de Giuseppe Pipo Fracaro e do fotográfo Fulvio Bicego, conhecemos a história da família Bussandri.
Tudo começou no início do século XX, quando um militar de Bassano, Giacomo Bussandri aluga um apartamento em Veneza e ao pesquisar e comprar a mobilia para sua residência, acaba se apaixonando pelo ofício. Ele monta uma loja que passa a ser referência mundial em objetos de arte e principalmente móveis antigos. Com o tempo passa a trabalhar também com restauração, usando técnicas e materiais da época em que o móvel foi produzido.
Anos mais tarde, seu filho Oscar Bussandri ao assumir os negócios da família, passa também a fabricar móveis de diversos estilos e de todas as épocas. Cria uma empresa escola, que forma profissionais, que mais tarde montam as suas próprias empresas criando na região, que já tinha em sua origem carpinteiros e marceneiros desde o século XI, uma tradição em produzir móveis de arte.
Os móveis Bussandri são reconhecidos em todo o mundo e o seu preço no mercado internacional é igual aos móveis antigos.