Você sabia por exemplo, que na idade média havia pouquíssimas camas e era comum compartilhar elas? E não só entre familiares. Visitantes, viajantes, trabalhadores dormiam na mesma cama do seu anfitrião. Até mesmo a nobreza tinha esse costume. O Rei Inglês Ricardo Coração de Leão, fez um pacto de amizade com Filipe II, rei da França, um ex-inimigo, diga-se de passagem. Quando se encontraram, houve todas as reuniões protocolares, jantar, música e… uma longa noite de sono compartilhado. E, mais uma coisa. Era costume as pessoas dormirem totalmente despidas. Apesar de tudo isso, que nos tempos atuais ia dar o que falar, ninguém duvidou da masculinidade de Ricardo e Filipe.
E tem mais coisa nessa história. No século 17 a Europa viveu uma pequena idade do gelo. O Tâmisa, rio que banha Londres, congelou inúmeras vezes. Os europeus então passaram a dormir em armários, era quente, mantinha insetos e ratos do lado de fora, havia uma certa privacidade… sim, porque nessa época, inclusive no quarto de reis e rainhas, havia muita gente dormindo: criados dormiam em bancos, em colchões no chão, convidados também partilhavam o mesmo espaço.
Tempos difíceis, não é verdade? Mas pode piorar. Imagine então, você ter que dividir a sua cama, com um estranho, que tem como profissão limpar peixes. Ninguém, nessa época, gostava muito de banho. E, ainda roncaria ao seu lado… completamente nu.