
EDITORA DA IMIGRAÇÃO APRESENTA
OS IMIGRANTES, O METAL E A INDÚSTRIA
movidos pela necessidade, pela sobrevivência. Assim começaram as primeiras funilarias e ferrarias na serra gaúcha. Era preciso ferramentas para o manejo da terra, para o corte dos pinheiros, que ocupavam cada metro quadrado entre vales e montanhas, e até coisas mais simples como panelas, ferraduras, coisas do dia a dia.
Não havia estradas, estavam os imigrantes isolados dos grandes centros, era preciso ser autossuficiente.
As dificuldades iniciais desenvolveram fortes valores: o trabalho árduo como baluarte da honra e retidão, a religiosidade, a perseverança, a solidariedade e, estes, por sua vez, construíram a base para uma indústria forte e pujante.
A Coleção Lavoro não se resume a resgatar a história, seu objetivo – talvez o maior – é fazer saber que é possível, que o trabalho é o meio para todas as conquistas e, principalmente, para a superação de toda e qualquer dificuldade.
A obra se divide em três partes: como era o Rio Grande do Sul na primeira metade do século XIX; como modificou-se com a chegada do imigrante italiano e por fim a memória empresarial, a história de homens e empresas que fizeram a industrialização finalmente acontecer.
A coleção Lavoro Italiano é composta por vários volumes e abrange a vitivinicultura, o transporte, a indústria metal mecânica e moveleira, setores que o trabalho do imigrante impulsionou, chegando a mudar o perfil socioeconômico das regiões onde estas atividades se consolidaram

Autor Luis H. Rocha
Luis H. Rocha é escritor, jornalista e publicitário, sócio da Rocha Marketing & Propaganda há 27 anos. Autodidata, trabalhou como repórter, redator e editor de diversos jornais e revistas em todo o Brasil. Começou a trabalhar no Jornal de Rio Pardo aos 12 anos e aos 17 anos fundou sua primeira revista na Serra Gaúcha. Foi organizador e produtor da trilogia 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, uma obra com 1.200 páginas que se consagrou como a mais completa publicação sobre a imigração em todo o país. Em 2023 lançou o livro de sua autoria sobre os 20 anos da Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT na sede da Organização das Nações Unidas – ONU, durante a 36ª Assembleia da entidade. É autor do livro “Os Imigrantes, o Transporte e o Progresso”, da Coleção Lavoro Italiano, com lançamento no Brasil em agosto de 2023 e na Itália em outubro do mesmo ano. Em 2024 lançou o livro “O legado dos transportadores gaúchos”, resgatando a história do transporte no Rio Grande do Sul. Lançou também o seu primeiro romance “O Beato que morreu na porta do céu”, uma narrativa que mistura história e ficção, ambientada na cidade de Rio Pardo do início do século XX.

PATROCÍNIO MASTER

REALIZAÇÃO



APOIO







